[a convite da Experimenta Design o ateliermob participou na elaboração desta candidatura]
Selecionado entre 128 candidaturas de toda a Europa, o projeto "Promover o Empreendedorismo Intergeracional", da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é um dos cinco selecionados pelo Programa PROGRESS da Comissão Europeia (CE). A Comissão considerou de grande interesse o facto de abordar o desemprego de jovens e seniores qualificados desempregados mediante a criação conjunta de novas empresas, numa ação que visa também a promoção da intergeracionalidade.
Este projeto, que se enquadra na iniciativa do BIS - Banco de Inovação Social, promovido pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da SCML, propõe-se a realizar uma experimentação para testar em que medida é que a associação entre jovens e seniores qualificados e desempregados pode facilitar a criação de novas empresas, assegurando assim o seu autoemprego e fomentando, ao mesmo tempo, a vida ativa dos mais seniores. É igualmente relevante na área da intergeracionalidade, como proposta concreta para estimular a colaboração produtiva entre gerações.
Segundo Maria do Carmo Marques Pinto, diretora do DEES, "o projeto apresentado foi destacado pela CE pelo seu caráter inovador, assim como pelo potencial de escalabilidade. Por outro lado, com este projeto, a SCML tem a oportunidade de passar a ser um importante stakeholder no panorama europeu da inovação social, na medida em que a experimentação que vamos levar a cabo está alargada a Espanha e ao Reino Unido".
A iniciativa tem como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Beta-i, Dinamia (ISCTE), assim como dois parceiros internacionais: a Fundação La Caixa (Barcelona) e a Beth Johnson Foundation (UK).
O financiamento da CE cobre 80% do custo total, ascendendo a 850 mil euros, o maior valor atribuído pelo programa. A concretização do projeto está prevista para finais de outubro. Em novembro, a Santa Casa lançará uma ampla convocatória dirigida a jovens e seniores qualificados e desempregados que queiram participar na experimentação social que será levada a cabo.
[daqui]